Atividade 2. Ação Interativa Nike

A interatividade já não é mais uma novidade para as marcas. É um caminho a seguir.  E diante da intensa competitividade para conquistar o consumidor, vale tudo. É ação e interação. Razão e emoção. Muita emoção.

Um exemplo é a Nike. Em 2011, a marca promoveu a terceira edição da Corrida SP-Rio, nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Os 225 atletas que participaram da experiência puderam compartilhar em seu perfil de Facebook, Twitter e Foursquare pelo menos 3 momentos importantes da Corrida.

O momento “Tô curtindo na estrada” registrava a passagem dos atletas por diversos pontos do trajeto. Eles pisavam em um “tapete gif” e as mensagens eram publicadas nas redes sociais.

O segundo momento, “Tô curtindo com a galera”, acontecia quando os atletas paravam para descansar nos locais determinados. Nesses locais, havia um totem com um botão gigante possibilitando aos corredores aproveitar a paisagem, fazer massagens, entre outros.

Ao final de cada trecho, no “Confessionário” (uma cabine), os corredores contavam as experiências em um vídeo de até 20 segundos que também eram postados no Facebook de cada atleta, além da fan page da Nike Corre.

A ação da Nike é um bom exemplo de como uma marca deve interagir com o público. Ela usa da interatividade cognitiva (emociona, cria experiências para os atletas), explícita e funcional (envolve relações com a tecnologia).

Essa interatividade pode ser medida frequência, alcance e significância. Alcance alto, já que a marca esteve presente em pelo menos 3 redes sociais, especialmente no Facebook (mais de 20 mil fãs, mais de 600 compartilhamentos e quase 5 mil comentários); Alta Frequência (os corredores estavam o tempo todo interagindo) e alta significância, já que quem se envolveu na corrida certamente está disposto a voltar. E consumir Nike.

Acompanhe a ação:

Laura Daniela Valentini

Referências

Site: http://www.youtube.com/watch?v=0ZAVD0PAC7s (Acesso em: 12/04/2013)

Site: http://nikemedia.com.br/2012/02/28/nike-ganha-premio-do-facebook/ (Acesso em: 12/04/2013)

Site: http://nikemedia.com.br/2011/10/20/nike-inova-na-3%C2%AA-corrida-sp-rio/#http://nikemedia.com.br/wp-content/uploads/2011/11/corrida_int1.jpg (Acesso em: 12/04/2013)

Deixe um comentário